Problemas sociais da Região Nordeste



O Brasil é um país subdesenvolvido socialmente como também economicamente, essa realidade foi narrada na década de 30 por Graciliano Ramos com o romance, Vidas Secas. Os personagens são verdadeiros símbolos do sertanejo típico do árido Nordestino, que não conseguem mudar desta figura símbolo do analfabeto, explorado, sujo, castigado pelo sol e que tem assim, sua vida dirigida pelos caprichos da natureza, pelo ciclo das chuvas e secas que desenham o seu destino.


Muitos são os problemas da Região Nordeste que já marcou e ainda marca todos os Nordestinos. Região mais pobre do Brasil, piores indicadores socioeconômico do país, predominantemente no sertão nordestino e nas áreas-rurais, devido os longos tempos de estiagem. Sofre ainda com o trabalho infantil, e com a prostituição infantil nos núcleos urbanos. Outros problemas como em todo o Brasil existe, o aumento da criminalidade, desigualdade tanto social como racial.


O romance Vidas Secas é caracterizado pela visão crítica das relações sócias, regionalismo ressaltando o homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, cidade, o homem devorado pelos problemas que o meio lhe impõe. Retrata fielmente a realidade brasileira,não só da época em que o livro foi escrito,mas,como nos dias de hoje, tais como, injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca.

5 comentários:

renata disse...

Muito bom! esse texto falando sobre os problemas enfrentados pelos nordestinos e realmente o Livro vida secas é um livro muito bom pois através deles podemos conhecer a história de uma família que enfrentou problemas devidos secas inacabadas dessa região.

*Renata 3º ano ;D

Mary Nolasco disse...

É a senhora do destino...

Anônimo disse...

as informaçoes sao muitos interesantes nos ajuda a refletir um pouco mais,agradecemos nos os nordestinos por sermos reconhecidos,ai vai o meu parabéns ao autor da vidas secas.

Ana Machado disse...

Outro livro interessante sobre esse assunto, é Morte e vida severina , de João Cabral de Melo Neto .Li e recomendo!

Edgardo Manerba disse...

Acho que está na hora do nordestino ter um pouco de autocritica também , só bolsa família não resolve, continua sendo esmola e não inclusão social,desde quando depender de reseber só o peixe que recebe na boca vai deixar um povo livre, chega, autocritica e vergonha não faz mal ninguem, diga ao pt Deus lhe pague, mas esse dinheiro não vem dela, chega, o Brasil tá dividido sim.

 


Ideologia de vida - Templates Novo Blogger 2008